“Por mais brilhante que a estratégia seja, você deve sempre olhar para os resultados.” – Winston Churchill
Existem pesquisas que revelam que mais de 70% da Estratégias fracassam por falhas na execução do Planejamento Estratégico.
Neste artigo vamos apresentar uma nova forma de abordar o planejamento estratégico, mostrando como podemos garantir que ele seja plenamente realizado e os resultados esperados sejam atingidos ou superados.
A Estratégia de uma empresa é definida pelas escolhas que ela faz para participar de um determinado mercado, de acordo com sua visão, entendimento sobre as necessidades dos clientes e como ela pode desenvolver produtos ou serviços para atendê-los.
Uma das falhas observadas na implementação das estratégias, é que se dá muita importância para a fase de planejamento, com definição de objetivos financeiros e de participação de mercado, sem se assegurar que a empresa conta com um método para comunicar claramente os Objetivos e acompanhar proativamente os Resultados.
Esta situação cria uma lacuna entre a Estratégia e a Operação, o que leva a um reconhecimento tardio de que a linha de frente não entendeu qual era a prioridade e se ocupou com outras atividades menos importantes. Dessa forma, a Estratégia fracassa por não ter sido entendida ou priorizada.
Ao estudarmos vários métodos de gestão de metas e processos, entre eles o BSC, Scrum, Lean e OKR, para buscar uma solução para este problema, concluímos que a melhor opção é combinar alguns destes métodos, para poder garantir que o planejamento e a execução sejam igualmente contemplados no momento de definir o Plano Estratégico.
Combinamos estes métodos em um processo de planejamento, que chamamos de Mapa Estratégico, onde temos por um lado as Diretrizes Estratégicas, usando o BSC e os KPIs, e por outro temos a definição de OKRs para traduzir a estratégia em Objetivos e Resultados chave, que mobilizem as equipes para realizar o que é mais importante para a empresa.
O nosso Mapa Estratégico (Ver Figura abaixo) que é divido em 2 partes:
Planejamento Estratégico:
Onde temos as Diretrizes Estratégicas, os direcionadores de valor, as 4 perspectivas do BSC e os indicadores chave (KPIs).
Execução (OKRs)
Nesta parte traduzimos o Planejamento Estratégico em OKRs Estratégicos, Táticos e Operacionais, que usamos para comunicar claramente a estratégia e gerar engajamento das equipes operacionais
O Mapa Estratégico:
Iniciamos a construção do Mapa, da esquerda para a direita, revisando os componentes do Planejamento Estratégico, que são as Diretrizes Estratégicas, que expressam a Visão e Missão da Empresa; depois temos os Direcionadores de valor, que mostram uma relação de causa e efeito, entre o desenvolvimento de capacidades das equipes e os resultados; e por fim temos uma correlação com as perspectivas do Balanced Score Card (BSC), incluindo a definição de indicadores chave (KPIs).
Após a revisão e detalhamento da estratégia, passamos para fase de desenho da Execução, onde traduzimos cada perspectiva do BSC em OKRs Estratégicos, Táticos e Operacionais, que permitirá às equipes entenderem claramente a estratégia e
modificarem sua forma de trabalho, buscando sempre focar no que é mais importante para a empresa.
Figura: MAPA ESTRATÉGICO – Método da OKR do Brasil
A seguir comentamos sobre os principais componentes do Mapa Estratégico.
Diretrizes Estratégicas:
Refletem as escolhas dos clientes sobre temas importantes para a empresas, partir dos quais se definirão as suas prioridades estratégicas, que são baseadas na suas Missão, Visão e Propósito.
A seguir apresentamos alguns exemplos de diretrizes:
Criar o Melhor Portfolio de Produtos e Serviços
Inovação em processos
Valorização do Ser Humano
Sustentabilidade do Negócio
Encantar os Clientes
Criar um modelo de negócio Lucrativo
Direcionadores de Valor
Nesta fase direcionamos as Diretrizes estratégicas, para as atividades de Criação de Valor para a empresa, que são o Desenvolvimento de Capacidades e Geração de Resultados.
Existe uma relação de Causa e Efeito, nas atividades de Geração de Valor. Acreditamos que o tamanho dos resultados de uma empresa, são consequência do tamanho das capacidades das equipes, desenvolvidas através do treinamento e do trabalho.
Focar excessivamente nos resultados de curto prazo e descuidar do desenvolvimento de processos internos, que aumentem as capacidades das equipes, geralmente leva ao fracasso das estratégias, gerando dificuldades financeiras para as empresas.
Ou seja, nosso Resultado nunca será maior que nossa Capacidade de gerar valor.
Balanced Score Card (BSC)
O Balanced Scorecard surgiu em 1992, em um artigo publicado na Harvard Business Review, pelo acadêmico Robert Kaplan e pelo executivo David Norton.
Este método de Gestão de Metas, foi criado para balancear as atividades das empresas em termos Capacidades, relacionadas com Aprendizagem e Processos Internos; e os seus Resultados, definidos por Mercado e Gestão Financeira.
As empresas passaram a definir iniciativas estratégicas e Indicadores de Performance (KPI), para as dimensões mencionadas.
Este método, por manter o sistema de Gestão tipo Comando e Controle, onde as estratégias são definidas nos níveis superiores da hierarquia, sem contar com o envolvimento dos níveis operacionais, teve um sucesso limitado, por não facilitar o entendimento e o engajamento das equipes responsáveis pela execução da estratégia.
O Uso dos KPIs para avaliar o avanço e os resultados obtidos, também mostrou ter impacto limitado sobre a melhoria na execução estratégica, por ser um indicador estático, que mostra a performance passada e não consegue mostrar como os desvios podem ser corrigidos em um curto espaço de tempo.
Na OKR do Brasil, consideramos importante unir o Planejamento Estratégico a um método que empodere as equipes, para que elas, com alinhamento e autonomia, apresentem alto desempenho na realização das atividades mais relevantes para a empresa.
Passando para o lado direito da figura, temos temas relacionados com a Execução da Estratégia, onde temos a definição de Objetivos e Resultados Chaves (OKRs), a Nível Estratégico, Tático e Operacional.
Método OKR – para garantir a execução plena.
A metodologia OKR foi desenvolvida por Andy Grove, Executivo da Intel, visando maximizar a performance da equipe na execução de uma estratégia crucialmente importante para o negócio e que precisava ser implementada com maior exatidão e rapidez possíveis. Assim se definiu Objetivos Trimestrais, que seriam atingidos se os Resultados Chaves (KRs) fossem plenamente executados, sem desvios ou atrasos. Para manter as equipes focadas nas atividades mais importantes, se estabeleceu uma série de cerimonias para que as equipes revisassem constantemente os avanços e resultados obtidos.
A metodologia OKR ganhou notoriedade no mundo empresarial, quando John Doerr, que foi assistente de Andy Grove, levou a metodologia para o Google, em 1999, que adota método até hoje, ao qual creditam o sucesso da empresa em realizar seus planos estratégicos com excelência, o que é comprovado pelos seus crescentes resultados.
Como se pode ver na figura acima, cada perspectiva do BSC tem um OKR Estratégico correspondente, dos quais derivam OKRs Táticos e Operacionais, com a intenção de tornar a estratégia mais clara para todos os níveis da empresa.
A metodologia OKR é bastante flexível e se adapta a qualquer tamanho de empresa ou tipo de negócio, podendo ainda ser usada para objetivos pessoais, como perder peso, aprender tocar um instrumento musical ou falar um novo idioma.
Uma das diferenças mais marcantes da metodologia OKR é o foco nas atividades mais relevantes para o curto prazo (3 meses) as quais derivam de uma visão estratégica de médio prazo (6 a 12 meses). Assim realizamos no presente, as atividades que trarão os resultados esperados para o futuro, próximo.
Outra prática que garante que as equipes se mantenham focadas no mais importante, são as cerimonias de responsabilização, realizadas através de uma cadência de reuniões Anuais, Trimestrais, Mensais e Semanais, nas quais se mantem a estratégia viva na organização.
Acreditamos que o método da OKR do Brasil, para Planejar e Executar a Estratégia, contribuirá positivamente para o desenvolvimento de nossos clientes, que poderão transformar seus sonhos em um negócio próspero, que gere lucros crescentes e duradouros.
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