Os Benefícios do método OKR para uma organização podem ser divididos em duas partes, uma mostrando os benefícios para os Líderes e outra para as Equipes, sendo que a soma destes benefícios gera resultados significativos e sustentáveis para as Empresas.
Os benefícios são basicamente gerados por meio de uma mudança de mentalidade, onde se adota a prática de alinhamento, cooperação e transparência entre líderes e liderados, substituindo o antigo método de Comando e Controle, que é o estilo “Top Down” de definição de metas, que indica uma certa miopia da alta direção, sobre a forma como se deve realizar o trabalho operacional.
O OKR traz, dentre seus benefícios, a liberação de tempo e energia, para que os Líderes se dediquem aos temas estratégicos da empresa e que atuem com mais atenção no desenvolvimento e crescimento profissional de seus colaboradores.
O OKR cria um ambiente que favorece a mudança de mentalidade, com foco no crescimento e no progresso, por meio de resultados. A definição de metas é usada como oportunidade de aprendizagem, intensificando a prática de feedback em função do gerenciamento focado em objetivos.
- Benefícios para os Líderes
Dentre os principais benefícios gerados para os líderes estão:
- Foco – por escolher um número limitado de Objetivos que são claramente comunicados para todos, a equipe trabalha com foco nas coisas certas.
- Orientação para Resultados – os OKRs ajudam na mudança de mentalidade, deixando de focar somente na realização de tarefas e passando a focar principalmente nos resultados, melhorando a medição do sucesso, permitindo ao líder ter mais tempo para os colaboradores, clientes e gestão do negócio.
- Aproveitamento de Novas Sinergias – a transparência sobre todo o Sistema de Metas da empresa e um processo de alinhamento bem elaborado, permitem que as equipes criem sinergia, evitando o retrabalho e mal-entendidos gerados pela falta de alinhamento sobre as prioridades.
- Medição do Sucesso – o processo de medir constantemente o atingimento das metas, ajuda as equipes a se manterem atentas a realização das atividades e a trabalhar com mais foco.
- Maximiza o Uso Efetivo dos Recursos – o OKR permite um melhor processamento das informações e aumenta a flexibilidade organizacional, que ajudam a desinvestir rapidamente de más escolhas e a fazer uma melhor alocação dos recursos.
- Agiliza o Processo de Planejamento Estratégico – o Método OKR permitirá que as equipes tragam muitas ideias sobre a execução da Estratégia, com mais facilidade e menos burocracia. Elas simplesmente podem focar nas melhores ideias.
- Aumenta o Engajamento das Equipes – por ser um método que incentiva o protagonismo das equipes no desenvolvimento e execução dos planos Táticos e Operacionais, se observa um maior engajamento e motivação nos níveis operacionais, aumentando a produtividade e a qualidade
- Benefícios para as Equipes
As pessoas tendem a encontrar propósito no trabalho quando existe alinhamento dos objetivos pessoais com os objetivos da empresa, além de conseguirem ver qual é o impacto do seu trabalho no sucesso do negócio.
Um dos pilares da metodologia OKR, que gera grande conexão entre as equipes e a empresa, é o alinhamento entre os Objetivos Estratégicos, definidos pela diretoria, e os Objetivos Táticos que são propostos pelas equipes operacionais. Esta prática tem o potencial de energizar as pessoas e manter a estratégia viva na empresa.
Com o uso do método OKR é possível identificar claramente as necessidades de treinamento, e usar os objetivos de aprendizagem para garantir o crescimento e desenvolvimento das equipes.
Também há um consequente aumento do comprometimento e engajamento, com a definição de Objetivos e Resultados, transparentes.
Dentre os principais benefícios gerados para as equipes estão:
- Foco Estratégico – as equipes atuam com foco estratégico em suas atividades diárias, criando uma conexão clara entre as suas atividades e o impacto gerado sobre os resultados da empresa.
- Autonomia – guiados por metas relevantes, ao invés de serem micro gerenciadas, as equipes trabalham de forma autônoma e tem a habilidade de se auto-organizar. Isto traz maior liberdade para as equipes, fazendo com que elas atuem com mais criatividade e engajamento.
- Propósito – obtendo uma visão ampla sobre o negócio e participando do desenvolvimento da estratégia, as equipes passam a entender melhor o impacto que podem gerar, o que cria uma forte conexão com o propósito da empresa.
- Visibilidade para as Conquistas – o OKR torna visível as conquistas das equipes, incentiva o reconhecimento e aumenta o comprometimento em fazer o que foi combinado.
- Melhora o Desenvolvimento do Colaborador – a definição conjunta de metas, que é utilizada como um guia para os colaboradores, faz com que os líderes reduzam a necessidade de controle do que está sendo feito. Esta situação libera tempo e energia, para que os líderes dediquem mais atenção ao desenvolvimento e crescimento profissional de seus colaboradores.
- Oportunidades de Aprendizagem – a colaboração entre as equipes é ativamente promovida e suportada por meio dos OKRs, permitindo que os colaboradores se beneficiem com novas ideias, com uma nova experiência de trabalho em equipe e fortalecimento do relacionamento interfuncional.
- Benefícios para as Empresas
O OKR é um método que, além de gerar melhorias contínuas, pode ser usado como catalisador de mudanças.
Os benefícios do OKR podem ser obtidos por meio da integração do método, suas regras, práticas e reuniões, às rotinas de trabalho dos Líderes e das Equipes, visando aumentar o engajamento e a produtividade.
Dentre os principais benefícios gerados para as Empresas estão:
- Alinhamento – Prioridades Organizacionais claramente definidas por meio dos OKRs, promovem alinhamento vertical (Top down e botton up). Os Workshops de alinhamento promovem o alinhamento horizontal e criam pontes para conectar as equipes e evitar os silos organizacionais.
- Comunicação e Transparência – a transparente divulgação de Metas, por meio de um Sistema Visual de Gestão, comunica os avanços e mantem a empresa atenta a suas prioridades estratégicas.
- Melhoria Contínua – incentiva a experimentação, adaptando o modo de trabalho e a estratégia, por meio dos ciclos de OKR. Aprende-se com as reuniões de Revisão (Review) e retrospectiva (Retro), melhorando a definição dos KRs e as métricas auxiliares.
- Foco no Cliente e Constante Criação de Valor – adota frequentemente OKR de Qualidade, para gerar resultados e orientação ao cliente, utilizando os Ciclos do OKR para constantemente revisar o Valor Criado para o Cliente.
- Engajamento e Empoderamento das Equipes – ativar a inteligência e responsabilização coletivas, com a redação conjunta dos OKRs, alinhando as visões Top-down e Botton-up.
- Decisões Tomadas com Base nos Dados e nas Métricas – medir o progresso e o impacto usando métricas de direção (lead metrics)* nos KRs, para melhorar a qualidade das decisões a partir da melhora na estrutura de dados e na capacidade de medição.
- Trabalho Baseado em Propósito – os OKRs devem derivar da Visão e do Propósito da empresa.
- Alinhamento Vertical e Horizontal – OKRs geram significado para as iniciativas estratégicas. A empresa passa trabalhar com um número reduzido de Objetivos e as equipes passam a cooperar mais e a manterem o foco nas atividades relevantes para o sucesso da empresa.
- Monitoramento dos Resultados – o uso combinado dos KPIs, que fazem parte do BSC, com o OKRs, permite as empresas medirem os resultados históricos (KPIs – Lagg Metrics)* e os resultados dinâmicos (OKRs – Lead metrics)* que se ajustam ao mundo de mudanças constantes e aceleradas, que vivemos.
O OKR também pode ser combinados com outros métodos ágeis com Scrum e Lean, podendo aumentar o foco sobre o que mais importa para a empresa em um determinado trimestre em termos de execução da estratégia.
Conheça como o Método OKR pode transformar a realidade de sua empresa ou carreira, falando com um especialista da OKR do Brasil.
*Lead Metrics – Indicador de performance que permite prever um sucesso futuro, de uma determinada ação. Exemplo: Calorias consumidas por dia.
*Lagg Metrics – Indicador de performance que mede o resultado de uma ação realizada no passado. Exemplo: Peso corporal.